Assim funciona o ESP®.
O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) é um sistema ativo para aumentar a segurança e a estabilidade de condução. Contribui significativamente para a redução do perigo de patinação em curvas ou durante manobras de desvio. Para tal, em situações de dinâmica de condução crítica, as forças de travamento de cada roda são individualmente reguladas, por exemplo, se o veículo atingir um estado limite durante a condução em curvas. Ao mesmo tempo, é reduzida a potência do motor. Uma possível patinação do ônibus é assim evitada, através de travagens bem dosadas, dentro dos limites do que é fisicamente possível.
O ESP® monitora, entre outros parâmetros, a aceleração transversal do ônibus. Caso o ônibus atinja, em curvas longas – por exemplo, saídas de estrada – ou em mudanças de faixa rápidas, um estado de condução crítico, a velocidade do veículo é reduzida automaticamente, de forma a restabelecer a estabilidade de condução. O ESP® é comparável com o sistema correspondente utilizado em automóveis, mas oferece funções adaptadas para o serviço em ônibus.
O controle de tração (ASR).
O controle de tração (ASR)
O ASR impede a patinagem das rodas de tração de duas maneiras. Por um lado, com intervenções dosadas na travagem. Por outro, regulando o binário do motor através do pedal do acelerador eletrônico. Mesmo com o acelerador a fundo, o motor em situações críticas disponibiliza apenas a potência que as rodas de tração conseguem transmitir – uma grande vantagem para a segurança de arranque e estabilidade de condução.
No arranque, tanto os binários que atuam sobre as rodas de tração quanto as rotações das rodas são monitorados. A distribuição binário é controlada de forma a impedir a patinagem. Assim, garante-se sempre um fluxo de força ideal.
Portanto, o ASR apoia o condutor ao minimizar a patinagem das rodas de tração na aceleração, e assim o perigo de uma derrapagem lateral da traseira do veículo (tração traseira). Especialmente nos motores de binário elevado, o sistema oferece desta forma mais conforto e segurança.
O sistema de travagem antibloqueio (ABS).
O modo de funcionamento do ABS: Todas as rodas têm sensores que reconhecem a respectiva rotação da roda e enviam a informação para uma unidade de controle central. Nos travamentos, se for atingido o ponto sensível de bloqueio das rodas, a roda é mantida neste mesmo limiar através da variação da pressão. Em apenas um segundo, a pressão de travamento pode ser aumentada e reduzida várias vezes.
No travamento, todas as forças que atuam sobre as rodas e o comportamento de rolamento são monitorizados continuamente. As forças de travamento que atuam sobre as rodas são distribuídas de forma a impedir o bloqueio das rodas, mantendo a capacidade direcional do veículo.
Em dezembro de 1970, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro ABS com regulação eletrônica do mundo – uma revolução na segurança de condução e rodoviária. Através de intervenções eletrônicas seletivas na travagem, consegue-se manter as rodas sem bloqueio permanente. Desta forma é minimizado o risco de perder a estabilidade direcional, e o veículo pode ser direcionado na direção de marcha desejada, mesmo durante uma travagem a fundo. A tecnologia ABS forma a base para outros desenvolvimentos nos sistemas de segurança eletrônicos, tais como o programa eletrônico de estabilidade (ESP®) ou o assistente de travagem (ABS).
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