O sistema de travagem antibloqueio (ABS).

O modo de funcionamento do ABS: Todas as rodas têm sensores que reconhecem a respectiva rotação da roda e enviam a informação para uma unidade de controle central. Nos travamentos, se for atingido o ponto sensível de bloqueio das rodas, a roda é mantida neste mesmo limiar através da variação da pressão. Em apenas um segundo, a pressão de travamento pode ser aumentada e reduzida várias vezes.

No travamento, todas as forças que atuam sobre as rodas e o comportamento de rolamento são monitorizados continuamente. As forças de travamento que atuam sobre as rodas são distribuídas de forma a impedir o bloqueio das rodas, mantendo a capacidade direcional do veículo.

Em dezembro de 1970, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro ABS com regulação eletrônica do mundo – uma revolução na segurança de condução e rodoviária. Através de intervenções eletrônicas seletivas na travagem, consegue-se manter as rodas sem bloqueio permanente. Desta forma é minimizado o risco de perder a estabilidade direcional, e o veículo pode ser direcionado na direção de marcha desejada, mesmo durante uma travagem a fundo. A tecnologia ABS forma a base para outros desenvolvimentos nos sistemas de segurança eletrônicos, tais como o programa eletrônico de estabilidade (ESP®) ou o assistente de travagem (ABS).